top of page
  • Foto do escritorKatherine Carvalho

Aprendi na terapia que conversas internas são perigosas

Aprendi na terapia que conversas internas são perigosas. Minha psicóloga sempre me estimulou a conversar comigo mesma, mas ela me alerta “fale consigo mesma em voz alta, nunca apenas em pensamento”. Eu demorei pra entender o porquê, mas obrigada, doutora, agora eu entendo. O mundo das ideias é irreal demais. Nada que fica dentro da cabeça é concreto ou verdadeiro — só se torna verdadeiro quando a gente põe pra fora. Por isso que não devemos acreditar em pensamentos: mas nas palavras, sim.


Ela me diz: olhe no espelho, diga em voz alta tudo o que tem dentro da sua cabeça e que tanto vem te atormentando. Eu encaro meu reflexo e digo. Às vezes, até faz sentido e eu concretizo o que antes era só fantasia. Então eu consigo argumentar, refletir, entender melhor o que era tudo aquilo. Mas às vezes o que foi dito em voz alta parece tão absurdo que por um momento eu me pergunto como é que aquilo foi parar na minha mente. De onde eu tirei isso?


Maravilhoso o poder das palavras. Confirma o que estava em dúvida, joga no lixo o que não precisa ocupar espaço. Existe uma linha muito tênue entre o pensamento e a palavra, porque toda palavra um dia foi pensamento, mas nem todo pensamento vira palavra. Acho que esse é o problema das pessoas. Se todo mundo falasse mais e pensasse menos, não haveria tanta gente presa nos próprios pensamentos. Eu já estive presa, e posso afirmar, não foi uma experiência legal. Desde então eu extravaso em voz alta porque os grilhões estavam apertados nos meus pulsos, deixando a pele em carne viva.


Pensamentos podem ser ao mesmo tempo anjos e demônios. Dentro da cabeça, nos atormentam feito monstros, mas uma vez fora, têm o poder de exorcizar qualquer coisa maligna que venha a nos maltratar. A palavra falada é muito mais forte do que a palavra pensada. Quem diz que pensamento tem poder, nunca descobriu o poder que a palavra tem. E de que adianta tanto poder se fica tudo dentro de mim? Prefiro mil vezes expressar em voz alta o que pode ser a cura para o meu sofrimento do que ser poderosa por algo que vai me comer por dentro.


Conversas internas ficam remoendo e criando ervas daninhas onde deveriam florescer apenas margaridas. Abra a boca, nem que seja para falar somente para o espelho, e arranque fora raízes ruins. Galhos apodrecidos precisam ser podados, sem dó, sem piedade. Conversas internas não foram feitas para ficar dentro de nós para sempre. Uma hora elas têm que sair, e se não saem por vontade própria, a gente as tira. Quem canta, seus males espanta, mas quem fala, os pensamentos cala. Gostou dessa rima? Acabei de inventar.

Posts recentes

Ver tudo

Obrigada!

gulfer-ergin-LUGuCtvlk1Q-unsplash.jpg

Explore

Visite minha loja na Amazon e conheça meus contos, crônicas e livros

Por Katherine Carvalho

bottom of page