top of page
  • Foto do escritorKatherine Carvalho

Conselhos que as pessoas deveriam dar, mas não dão

Mulher refletindo sozinha diante de paisagem

Já parou pra pensar que todo mundo tem um conselho pra dar, mas sempre é um conselho que você já ouviu outras mil vezes? É sempre “começa a guardar dinheiro logo cedo” ou “não tranca a faculdade!” ou até “não toma banho muito quente”. Mas sabe quais conselhos eu nunca recebi? 


Aqueles para prevenir um coração partido. Aqueles para me ajudar a escolher frutas no mercado. Aqueles para tornar a vida mais prazerosa. Aqueles que vão me ajudar a passar pelas fases burocráticas da vida de forma menos torturante.


Então esse post é pra isso. Espero que você goste. E se tiver algum conselho pra contribuir, a seção de comentários não está ali só de enfeite.


O principal dos conselhos é: não diga “eu te amo” pra alguém sem antes ter certeza que essa pessoa te ama também


E não importa o que dizem, a gente sempre sabe quando é amado. O coração sente quando o outro vibra na mesma sintonia. Às vezes a gente quer muito ouvir um “eu te amo” e acaba dizendo na esperança de ouvir de volta. Só que no fundo você sabe que não é recíproco.


De nada adianta um “eu te amo” sem o peso da verdade. Essas são palavras preciosas demais pra ficar desperdiçando. Quando a gente nasce, elas vêm todas contadinhas. Não fique gastando com quem não pretende te dizer o mesmo. 


Então o verdadeiro conselho é: acredite quando o seu coração disser que ainda não é hora. Não diga só porque quer ouvir também. Confie e guarde as palavras para a pessoa certa. Você vai saber quando tiver que dizer.


Faça as aulas da autoescola com apenas um instrutor, mesmo que demore mais


Infelizmente, aprendi por experiência própria. Tentei fazer a autoescola com seis instrutores diferentes para acabar mais rápido e, nisso, não aprendi nada. Cada um ensinava de um jeito e saí mais perdida do que entrei. Quem está aprendendo precisa de estabilidade e constância. Pelo menos eu sou assim.


Se for trabalhar home office, compre imediatamente uma segunda tela


Demorei muito pra seguir esse conselho, mas a minha vontade de parecer uma executiva com seu próprio escritório em casa falou mais alto. Mas confesso que devia ter feito antes – uma segunda tela facilita muito a vida no home office.


Agilidade, praticidade, produtividade – tudo melhora com uma segunda tela. Você não precisa ficar apertando “Alt + Tab” toda hora no teclado e consegue conferir dois documentos ao mesmo tempo! Isso não é ótimo? É o sonho de todo CLT.


Não recuse quando o seu bichinho pedir colo (gato, cachorro, papagaio ou hamster)


Ok, se o seu bichinho for carente que nem o meu, eu entendo se às vezes você ficar de saco cheio de dar colo o tempo todo. O Max particularmente, se eu deixar, fica no meu colo o dia inteiro. Afinal, a gente precisa trabalhar, lavar a roupa, fazer comida, dormir sem ter um ser de oito quilos em cima de você prensando seu pulmão contra a cama.


Mas pensa bem: um bichinho não vive nem metade do tempo que os humanos vivem. Eles não vão estar aqui pra sempre. Eles não são eternos – nem a gente é, mas eles, menos ainda. Será que realmente vale a pena afastar o gato quando ele vem todo carente, pedindo colo? 


Eu particularmente sempre penso isso. O coitadinho nem racional é. Não entende por que estou afastando ele, por que estou recusando fazer carinho. Ele não tem culpa de eu ser uma humana mal-humorada e impaciente. Ele é meu, eu escolhi cuidar dele. 


E não vai ser pra sempre. Então eu me permito perder uma ou duas horas da minha vida, com ele no meu colo, pra fazer da vida dele, tão curtinha, um pouco mais feliz.


Tire fotos (mas não aquelas posadas com sorrisos amarelos)


Sabe quando alguém fala “fica ali, abraça Fulano, vamos tirar uma foto!”?. Não gosto. Na verdade, detesto. Acho que não transmite nem um terço da felicidade e da realidade do momento capturado. E eu também fico muito mais bonita com um sorriso natural do que com um simulado.  


Eu gosto mesmo é das fotos tiradas de surpresa. Daquelas que ninguém sabe que foram tiradas. Daquelas que capturam risadas espontâneas e pessoas no meio da mordida de um hambúrguer. Daquelas que não dão tempo da pessoa se arrumar inteira, ajeitar o cabelo, endireitar a coluna. 


São essas que, no final, vão gerar histórias engraçadas pra contar para os amigos, netos, bisnetos. São essas que transmitem com exatidão a energia do momento, o sentimento da pessoa surpreendida, a beleza real da paisagem fotografada. Fotos reais, não posadas.


Encontre algo que você gosta de fazer mesmo que seja esquisito


E estou falando: esquisito mesmo. E pouco importa se as pessoas vão julgar seu hobby, quem tem que gostar é você. E você também não precisa ser bom no que faz. Eu gosto de pintar quadros de paisagem e não chego nem perto de ser boa o suficiente pra vender numa galeria, por exemplo. Sou boa? É, não sou ruim pelo menos. Vou parar de pintar? Não.


Eu também gosto de colecionar listas de supermercado. Minhas, não, de outras pessoas. Muita gente já me olhou esquisito por me ver guardando no bolso uma lista amassada de uma pessoa aleatória do mercado. Mas é tão legal. É legal ser esquisita, você devia tentar.


Tenha paciência quando seus pais e avós ficarem velhinhos


Mesmo quando sua mãe de sessenta anos pergunta pela vigésima vez como fazer o download em PDF de um documento no Google Drive. Não se esqueça que, quando você era criança, você também fez a mesma pergunta pra ela vinte vezes. E ela não te mandou tomar em nenhum lugar por isso.


Jamais abra mão das suas férias remuneradas


O descanso é merecido – e mais que isso: é necessário. Não negocie sua saúde mental nem negligencie sua saúde física. As férias existem por um motivo, vai abrir mão delas por quê? “Ah, mas eu preciso de dinheiro”, beleza, você não vai precisar de dinheiro se morrer de exaustão.


Ouça (muita) música


Há estudos comprovados de que a música faz muito bem para o organismo: diminui níveis de ansiedade, estimula a produção de dopamina, aumenta a concentração cognitiva, promove o bom-humor (a menos que você ouça Lana Del Rey), reduz o estresse…


Então ouça música. Muita música. Quando estiver indo para o trabalho, quando estiver lavando a louça, quando estiver limpando a casa. Tem gente que ouve música enquanto lê, eu ouço música enquanto escrevo. Agora mesmo estou escutando “Lose Control” do Teddy Swims, quer ouvir também?


Tenha um bom relacionamento com seus professores na faculdade


Um professor que te odeia pode transformar sua vida na faculdade num inferno. Vai por mim, tinha uma professora na faculdade que odiava todo mundo, mas por mim, ela parecia nutrir um ódio especial. Fui chorar no banheiro várias vezes por causa dela. Não vou citar nomes, mas começa com V e termina com A. 


Além disso, mais cedo ou mais tarde você vai precisar da ajuda deles para tirar uma boa nota no seu TCC. Todo mundo precisa ser um pouco interesseiro de vez em quando, relaxa.


Faça terapia sem esperar por grandes tragédias


“Mas a minha vida é ótima, Kathe”, não interessa, marca a terapia agora. Por mais ótima que sua vida pareça, sempre tem uns podres escondidos embaixo do tapete que você nem sabia que existia. Vai por mim, é melhor descobrir eles o quanto antes. 


A maioria deles foi instalada lá ainda na sua infância, então quanto mais velho você fica, mais difícil vai ser se livrar deles. E se ficar esperando grandes tragédias acontecerem, vish. Melhor prevenir do que remediar, dona Gisele (vulgo minha mãe) sempre diz isso.


Conheça seu corpo para não ser obrigado a confiar em médicos negligentes


Não querendo falar mal da raça dos médicos (tenho até amigos que são), mas quando eu era pequena, vivia me queixando de dor na barriga pra minha mãe e sempre que ela me levava nos médicos, eles diziam que era exagero ou que eu estava mentindo. 


Eu? Mentindo? Nem sei mentir, meu rosto fica todo vermelho de culpa. Mas a minha mãe sempre acreditou em mim e sabia que eu não estava fingindo só pra faltar na escola. Resultado: fomos em trocentos médicos até achar uma que prestasse, e foi ela que descobriu que eu tinha um cisto do tamanho do meu punho e um ovário quase torcido. 


Moral da história: conheça seu corpo para não ser obrigado a confiar em médicos negligentes. Se você sabe que tem algo de errado, não acredite no primeiro profissional que disser que é virose. Vá em busca de uma segunda, terceira, quarta ou milésima opinião.


Acredite na sua intuição


Em 95% das vezes, a minha está certa. Mas isso depende do seu signo, claro. Eu sou de peixes, então é algo natural pra mim. Se você não acredita em astrologia, lamento, mas seu mapa astral diz tudo sobre você e sua falta de fé em ciências alternativas também deve estar escrito lá bem grande: CETICISMO.


Se você não gosta de aveia, então não coma aveia


É importante ter uma alimentação saudável, tá? Não é pra sair por aí comendo fast food de manhã, de tarde e de noite. O que quero dizer é que ser radical nunca é bom. Alimente-se bem, mas não se esqueça que o corpo é efêmero e também precisa sentir prazer. 


Então se você não gosta de aveia, não coma aveia. Tem outras coisas saudáveis que podem substituir a aveia. A vida é muito curta pra ficar comendo aveia sendo que granola é bem mais gostosa. Reflita.


Aprenda a amar seu corpo mesmo com as gordurinhas, com os quilinhos a mais e as dobrinhas


Sabe os corpos perfeitos do Instagram? Esquece. Nada daquilo é real. Você é real. Seu corpo é real, com todas as gordurinhas que você aprendeu a odiar, com os quilinhos a mais que você ganhou comendo aquela pizza maravilhosa com a sua família numa sexta à noite e que foi motivo de tanta alegria na hora, com as dobrinhas que todo mundo diz que é feio mas que seu namorado ama. 


Então não se mate tentando imitar essas influencers cheias de lipoaspiração com fotos encolhendo a barriga tratadas no Photoshop. Aprenda a amar seu corpo do jeitinho que ele é, porque é com ele que você vai viver até o resto dos seus dias. Vai ser muito mais prazeroso se vocês aprenderem a gostar um do outro.


Quer reclamar? Reclama. Quer ficar de mau-humor? Fica


F***-** essa tal de positividade tóxica que diz que a gente tem que estar de bem com a vida o tempo todo, com pensamentos felizes e um sorriso no rosto ainda que tudo à nossa volta esteja desabando. Não é bem assim que funciona. 


O ser humano não é esse mar de flores que os coachs pregam, não. Calma lá. O ser humano tem dias ruins, o ser humano fica triste, o ser humano tem desafetos. Então deixa as pessoas serem o que são. Quer reclamar? Reclama. Quer ficar de mau-humor? Fica.


Todas as emoções são válidas, todas as emoções têm que ser sentidas. Você pode sentir raiva e frustração à vontade, é saudável. Ninguém é feliz o tempo inteiro. Quem é perfeito é Deus, e só.


Fale o que você pensa – sempre


Palavras guardadas nos deixam doentes. Você precisa dizer o que pensa, sempre. Diz se ficou chateado, diz se ficou feliz, diz se tem algo a dizer, diz se tem algo preso dentro de você. Diz se o silêncio te incomoda, diz se precisa ficar sozinho.


Não deixe palavras reprimidas se transformarem em monstros, porque quando presos, eles te corroem por dentro. Quando libertos, você consegue domá-los.  


Mas também não precisa ser cruel, beleza? Muita gente confunde sinceridade com crueldade, e tem um limite tênue entre essas duas coisas. Cuidado pra não ultrapassar esse limite.


Defenda quem você ama


Com unhas e dentes, se for preciso. Eu nunca me arrependi de defender ninguém, nem mesmo quando, depois, a pessoa se revelou indigna de defesa. Quando você defende alguém, isso diz mais sobre você do que sobre quem está sendo defendido. 


Se você gostou da lista, permita que eu saiba. Curte ali embaixo. E se você tem algum conselho pra mim, comenta aqui também. A não ser que o conselho seja “para de escrever, você é muito ruim”. Nesse caso, guarda pra você.

34 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Isadora Santos Dias
Isadora Santos Dias
19 de ago.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Não tenho um conselho para dar, mais eu precisava ter ouvido:


  • Que as dores constantes, como crises de enxaqueca, que não possuem uma razão clínica, muito provavelmente, são de ordem psicológica.


  • "Qual a melhor forma de extravasar essa tristeza?" ao invés de "Não fique triste".


  • "Você não é uma pessoa ruim por ter feito algo ruim. Passamos por fases, você é um conjunto de momentos, não uma memória imutável".


  • Que não é necessário perdoar quem nos fez mal, é só não acumular ódio e ressentimento, apenas esquecer a existência da pessoa.


  • "Notas não dizem porcaria nenhuma sobre você" (Essa eu ouvi, mas demorei até compreender).


  • "Não se deve colocar as necessidades dos outros acima das suas".


  • "O autoconhecimento, no começo,…

Editado
Curtir
Katherine Carvalho
Katherine Carvalho
19 de ago.
Respondendo a

Todos conselhos muito válidos! ❤️❤️ seria muito bom ter recebido algum desses também!

Curtir

Convidado:
02 de ago.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

👏🏻👏🏻

Curtir
Katherine Carvalho
Katherine Carvalho
02 de ago.
Respondendo a

❤️❤️

Curtir

Obrigada!

bottom of page