top of page
  • Foto do escritorKatherine Carvalho

Lista do que não dizer para quem tem depressão

  • “Cansado? Cansado de quê?”

Quando uma pessoa depressiva diz que está cansada, se refere ao cansaço emocional, que pode ser muito pior do que o cansaço físico. Quando o corpo está cansado, você deita, dorme e acorda revigorado. Mas para uma mente cansada, não existe solução, nem repouso, nem forma de desligar os pensamentos, nem botão de pausa. Para uma mente cansada, não tem descanso, e você perguntar “cansado de quê?” não vai ajudar em nada. 


  • “Isso é falta de Deus”

A depressão é uma disfunção química, um desequilíbrio, uma falha na comunicação entre os neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, substâncias responsáveis, respectivamente, pela sensação de bem-estar, de energia e de felicidade. Se fosse falta de Deus, o Padre Marcelo Rossi não teria depressão.


  • “Você tem que tentar”

Acredite, quem tem depressão não está assim porque quer, e tudo o que a gente mais deseja é melhorar. E acredite, nós estamos tentando sim, só que não é tão fácil quanto você pensa, então por favor, respeite nosso tempo e não fique nos lembrando de que apesar de todos os nossos esforços, ainda não conseguimos melhorar.


  • “Você precisa se cuidar mais”

A depressão esgota todas as suas energias e torna impossíveis até as tarefas mais simples do cotidiano. Quando eu estava doente, emagreci cinco quilos em dois dias porque não tinha forças pra comer, e escovar os dentes, tomar banho e levantar da cama pareciam coisas tão complexas e fantásticas quanto voar ou tirar um coelho da cartola. Por isso, dizer a uma pessoa deprimida que ela “precisa se cuidar mais” é muito cruel e extremamente desumano. Se ela tivesse forças, se ela tivesse condições, ela estaria se cuidando mais, mas ela já gasta toda a energia dela tentando sobreviver.


  • “O remédio vai te deixar viciado”

A medicação é uma parte fundamental do tratamento psicológico. Claro que a terapia também é importante, mas em determinados casos (como o meu), só um psicólogo não resolve. Como dito anteriormente, a depressão é uma disfunção química, um defeito físico nas conexões entre os neurônios, e para problemas de saúde, todo mundo precisa tomar o quê? Remédio. Para diabetes, remédio. Para infecções, antibiótico. Para dores fortes, morfina. Para depressão, antidepressivos. Ninguém acha que vai se viciar tomando remédio pra pressão alta ou Paracetamol pra dor de cabeça, né? Por que então seria diferente para os remédios psiquiátricos? São drogas e, em dosagens erradas, qualquer droga pode causar vício. É só você tomar direitinho e no horário certo, que vai ficar tudo bem.


  • “Pra quê pagar psicólogo? É só conversar com um amigo”

Psicólogos são profissionais formados em psicologia. Eles estudam anos até serem capazes de exercer a profissão que exercem, e têm inúmeras técnicas e métodos que são de fato eficazes para auxiliar pessoas deprimidas em sofrimento mental. A menos que seu amigo seja um psicólogo formado com um CRP oficial, sugerir que uma pessoa deprimida pode substituir a terapia por uma conversa casual com um conhecido é uma péssima ideia. 


  • “Depressão é falta do que fazer”

Tenho depressão há 10 anos e, sim, antes de ficar doente, eu era uma dessas pessoas que dizia isso. Eu realmente achava que depressão era frescura, até cair doente, e é impressionante como a gente paga a própria língua. Parece que o destino se encarrega de dar uma lição na gente, e eu aprendi na pele que não, depressão não é falta do que fazer. Porque sinceramente, eu tinha muita, muita coisa pra fazer, e mesmo assim fiquei doente. É triste pensar isso, mas pelo menos a depressão abriu meus olhos e tirou a neblina do preconceito que tapava minha visão. 


  • “Tem gente muito pior que você”

De fato, tem. Crianças famintas, refugiados de guerra, órfãos… Mas a existência de uma dor não anula a outra, e na verdade não existe régua que meça tamanho ou grau de intensidade. Dor é dor. Sua dor não é maior que a minha, nem a minha importa mais que a sua. Existem pessoas sofrendo mundo afora, mas isso não muda o fato de que eu continuo sofrendo aqui. Só porque existem pessoas piores, eu não preciso sofrer por aquilo que tanto me machuca? Não faz muito sentido, né? Afinal, se eu der um soco em você, você vai continuar sentindo dor apesar de haver gente muito pior que você. Sacou? Uma dor não anula a outra. 


  • “Depressão por quê? Você tem tudo”

Eu também tinha tudo. Tinha amor da minha família, tinha amigos, tinha coisas que amava fazer, tinha uma boa escola, tinha comida na mesa, tinha presentes nos aniversários e nos Natais, tinha um gato que eu adorava… Eu tinha tudo e também tenho depressão. Depressão não é uma doença seletiva, qualquer pessoa está vulnerável. “Ter tudo” não te torna imune a coisa alguma, eu sinto muito. 


  • “Por que você não sai pra tomar um sol, se divertir?”

A depressão cria um buraco negro dentro do peito. E acredite, é muito, muito difícil sair dele. Tem dias que a gente está tão cansado que tudo o que queremos é afundar ainda mais nesse buraco negro e sumir de vista, quem sabe pra sempre. Tem dias que estamos enterrados tão fundo que o sol não nos alcança. Então quando você diz pra gente sair, tomar um sol, nos divertir, fique você sabendo que a gente quer, sim, mas subir à tona, sair do buraco negro, é complicado, e nós não temos energia nenhuma. Nós tentamos, e nunca paramos de tentar. Só que nem sempre a gente consegue. 


  • “Tenta pensar positivo”

Se tem uma doença que suga toda a sua positividade, essa doença é a depressão. Se pensar positivo já é difícil para uma pessoa sadia, imagine para alguém deprimido. E se o seu conselho é esse, nem precisa falar nada, porque tentar é tudo o que a gente faz. 


  • “Problema de verdade é diabetes, hipertensão, asma…”

Sim, realmente, diabetes, hipertensão e asma são problemas de verdade, gravíssimos, mas isso não exclue o fato de que a depressão também é. E tal qual outras doenças, a depressão merece atenção, respeito, carinho, dedicação, tempo, tratamento, medicação… Não menospreze uma doença só porque não é visível ou porque não pode ser detectada por exames laboratoriais. Não é porque é invisível que não existe. Se você acredita em Deus, já devia estar familiarizado com esse conceito.


Considerações finais


Dito isso, quero que você se lembre de algumas coisas. A depressão existe e é cruel, por isso seja gentil com as pessoas. Nem sempre uma pessoa deprimida fica chorando o dia inteiro — às vezes ela até dá risada. Então não interprete todo riso como sinônimo de felicidade, porque às vezes pode ser um pedido de socorro. Esteja atento aos sinais, a depressão é silenciosa, mas deixa rastros. Ela não tem cura — se ela te visita um dia, fica com você pra sempre, mas calma, com o tratamento adequado, com a paciência necessária, uma hora ela aquieta, arranja um cantinho pra se acomodar e permanece ali, existindo, mas não mais incomodando tanto quanto antes. 


Existem muitas maneiras de lidar com ela e a primeira é aceitando que ela existe. A segunda é oferecendo um lugar para ela se sentar. A terceira é ensinando que apesar de ela estar ali, não é ela quem manda. A quarta é convidando ela a ser, senão uma amiga, uma companheira. A quinta é se acostumando que dá pra viver normalmente, com ela ali, meio inconveniente, meio irritante de vez em quando, mas sempre (e pra sempre) uma parte de você. 

Posts recentes

Ver tudo

Obrigada!

gulfer-ergin-LUGuCtvlk1Q-unsplash.jpg

Explore

Visite minha loja na Amazon e conheça meus contos, crônicas e livros

Por Katherine Carvalho

bottom of page