![Ilustração de Medusa, da Mitologia Grega](https://static.wixstatic.com/media/41b8a4_8d1686bbcdf0468483fbc82e611a3fd6~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/41b8a4_8d1686bbcdf0468483fbc82e611a3fd6~mv2.jpg)
Medusa mata Perseu, e não o contrário.
Ficou chocado? A revolta da vítima normalmente choca mais do que a violência do agressor, é um mal enraizado demais para você conseguir se livrar. Mas quer você aceite ou não, quer você ache bonito ou não, quer você goste ou não, Medusa mata Perseu, e não o contrário.
Na mitologia grega, Medusa era uma sacerdotisa de Atena, e reza a lenda que era uma mulher muito bonita, tão bonita a ponto de despertar a atenção de Poseidon, o Deus dos Mares.
Porém, como Medusa não cedia aos seus encantos, Poseidon decidiu estuprá-la, e o local escolhido para tal ato foi o templo de Atena. Atena, quando descobriu o ocorrido, em vez de se voltar contra Poseidon, culpou Medusa, e para puni-la, amaldiçoou-a e transformou-a na terrível Górgona que todos conhecem, um ser monstruoso com cabelos de serpente e poder de transformar a qualquer um que a encarava nos olhos em pedra.
Amaldiçoada, Medusa agora era vista como vilã, e então chegou Perseu, que nunca teve nada a ver com a história, que havia recebido a tarefa de derrotar Medusa, sendo que ela nunca lhe fez mal, só porque ouviu dizer que ela era um monstro e nunca se deu ao trabalho de entender o lado dela naquela patifaria toda.
Na mitologia, Perseu mata Medusa e exibe sua cabeça cortada para todos que quiserem ver. Isso pode parecer aceitável para você que cresceu ouvindo essa versão, porque em seu ponto de vista, Medusa era má, transformava pessoas em pedra a troco de nada, e Perseu estava certíssimo ao livrar o mundo de um monstro como ela.
Mas agora, olhando friamente e analisando os fatos, a história não parece mais tão certa assim, não é?
Modéstia à parte, eu admiro Medusa. E eu teria adorado transformar em pedra todos que me considerassem um monstro depois do que Poseidon fez comigo.
Na minha versão, Medusa está certa, Medusa transforma meio mundo em pedra, e na minha versão, Medusa também mata Perseu.
E mata com gosto, e se pudesse, teria matado também Poseidon, e Atena, que era quem devia ter ficado ao seu lado, não por ser uma deusa, mas por ser também mulher.
Medusa mata Perseu. E não o contrário.
Um recado da autora: Medusa nunca foi a vilã
Está na hora de rever algumas das lendas mais famosas da mitologia. Talvez a personagem que você sempre enxergou como vilã seja, na verdade, a principal vítima da história.
Amo a Mitologia Grega mas, por alguma razão, nunca me aprofundei no assunto. Obrigada por me lembrar disso e abrir os olhos quanto a uma história mal interpretada. É triste e revoltante perceber que existem várias Medusas pelo mundo, agredidas e culpadas por tentar reivindicar a dignidade que restou. O mais louco nisso é perceber que uma história tão antiga se faz atual. As coisas são do jeito que são desde que o mundo é mundo. É inconcebível que a bondade e a maldade caminhem lado a lado, numa espécie de balança descalibrada. Por que a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco? A justiça só serve para quem possui marca.