top of page
  • Foto do escritorKatherine Carvalho

Uma resenha do livro “Nada para ver aqui”: por que a esquisitice é o que torna o livro tão especial

● Nada para ver aqui

● Kevin Wilson

● 272 páginas

● Lançamento em 2022


Livro "Nada para ver aqui" de Kevin Wilson

O mais interessante aqui, pra começo de conversa, é que eu (provavelmente) jamais teria comprado esse livro por livre e espontânea vontade, até porque a capa original não é das mais atrativas (na minha humilde e nada especialista opinião), e eu sou dessas que julga o livro pela capa, sim, é um desvio de caráter meu. Mas eu assinava o clube da Tag Livros Curadoria e, num belo mês, chegou em minha casa uma edição personalizada de “Nada para ver aqui”. Só então eu parei pra pensar “hmmm, acho que essa pode ser uma boa leitura”.


Agora podemos partir, de fato, pra resenha do livro “Nada para ver aqui”

O livro se passa em 1995 e conta a história de Lilian, uma mulher que se sente fracassada na vida e que, ao receber um convite de sua antiga colega de escola Madison (bonita, rica e bem casada — tudo que Lilian não é), atravessa o país para se tornar babá dos enteados da amiga. Só que há dois problemas: Lilian nunca foi babá e as duas crianças pegam fogo (literalmente).


Opa, peraí. Interessante. Mas tem três coisas que eu gostaria que você soubesse antes de terminar de ler a resenha do livro "Nada para ver aqui":


1) Lilian não é uma babá (nem de longe) perfeita


Entre todas as pessoas do mundo que poderiam cuidar de Bessie e Roland, Lilian com certeza não era a mais indicada. No entanto, foi a única que conseguiu fazer os gêmeos felizes (e isso me deixou feliz também) — a interação desses três personagens e a construção da relação deles ao longo da história foi uma das coisas mais incríveis que já vi num livro.


2) Não é um livro de comédia, mas você vai rir


Você tem que se preparar pra dar risadas, e nos momentos mais inesperados. Além de Lilian ser engraçada de um jeito espontâneo e natural, a história em si revela pontos de humor que tocam o coração e fazem você querer colocar o livro numa prateleira especial da estante. O autor foi tão perspicaz que conseguiu inserir humor em passagens que, a princípio, nem eram pra ser engraçadas. Eu gosto muito disso.


3) A esquisitice é a personagem principal


Os personagens são super esquisitos (tanto Lilian, que é a mais esquisita de todas, quanto os gêmeos, e nem estou falando sobre o lance de pegar fogo!), e a coisa mais legal do Kevin Wilson é que ele escreveu o livro de um jeito que faz o leitor entender logo de cara que está tudo bem ser esquisito — a esquisitice é boa e a gente não precisa ser normal o tempo todo.


E é essa parte da esquisitice que me fez apaixonar pelo livro. Porque (SPOILER) mais pro finzinho, quando Timothy (o meio-irmão dos gêmeos) pega fogo na frente de uma multidão, Bessie e Roland demonstram plena felicidade em descobrir que o caçula é tão esquisito quanto eles — afinal, até então achavam que Timothy estava a salvo dessa habilidade de entrar em combustão. E curiosamente, é o fato de Timothy também ser esquisito que o torna tão especial aos olhos dos três protagonistas.


Afinal, aqui a esquisitice não segrega, ela aproxima.


Top 3 trechos favoritos de “Nada para ver aqui” de Kevin Wilson


Se você não gosta de SPOILER, pare por aqui:


A biblioteca

Prepare-se para entender o título do livro!


A visita ao médico

O que seria claramente uma consulta traumatizante se transforma numa memória divertida graças ao bom-humor da Lilian e das crianças. Esse livro com certeza me ensinou a ver o mundo de outra forma.

O momento em que Timothy também pega fogo

Já sabe, né? Aquele lance da esquisitice. Se você se sente esquisito, fica tranquilo, não é uma coisa ruim. Bessie, Roland, Lilian e Timothy facilmente iam gostar de você (e de mim também).


Nota final de “Nada para ver aqui”

Dez mil estrelinhas

Posts recentes

Ver tudo

Obrigada!

gulfer-ergin-LUGuCtvlk1Q-unsplash.jpg

Explore

Visite minha loja na Amazon e conheça meus contos, crônicas e livros

Por Katherine Carvalho

bottom of page