top of page

Uma resenha do livro "Pequenas grandes mentiras": tenha amigas que te acobertem quando você matar alguém

Foto do escritor: Katherine CarvalhoKatherine Carvalho
Capa do livro "Pequenas grandes mentiras" de Liane Moriarty

Todas as resenhas deste site contêm spoilers.

Se você não gosta de spoilers, a autora recomenda que feche este post e volte apenas quando já tiver lido o livro.


● Pequenas grandes mentiras

● Liane Moriarty

● 504 páginas

● Lançamento em 2015


Se você já ouviu falar de uma série com esse mesmo nome, saiba que ela é baseada nesse livro, e você não vai se arrepender nem de assistir à série nem de ler o livro. Eu recomendo fazer os dois.


Um resumo de "Pequenas grandes mentiras"


A narrativa gira em torno de 3 famílias: Madeline e Celeste são mães dedicadas, e seus filhos pequenos frequentam a mesma escola da cidadezinha onde moram. Quando Jane, uma jovem solteira com seu filho Ziggy, chega à cidade, um boato sobre bullying envolvendo as crianças gera um clima de tensão entre os pais, dividindo o grupo anteriormente unido.


Tudo piora quando alguém morre misteriosamente durante uma festa, e as 3 mães protagonistas começam a temer que seus segredos sejam revelados.


Uma escrita impecável que mistura mistério, suspense e bom humor


Mistério — bom humor — maternidade — uma pitada de romance — e muito suspense. Pra mim, é a combinação perfeita para um livro perfeito. Confesso que assisti à série (que pertence à HBO) antes de ler o livro, então não me surpreendi com nada, mas se você vai ler o livro sem nunca ter visto a série, se prepare para ficar chocado.


Essa resenha não contém spoilers, porém eu sempre fiquei me perguntando por que diabos Jane vivia mascando chiclete (e o motivo estilhaçou meu coração).


Uma representação certeira do que é a maternidade e a infância


Há outras tantas coisas dilacerantes nesse livro, mas o principal é a maneira delicada com que Liane Moriarty retrata as crianças (certeira e afiada) e como ela desenha de modo quase artístico os traumas que os pais causam nos filhos.


Só sei que foi uma experiência e tanto ler “Pequenas grandes mentiras”, assim como foi uma experiência e tanto assistir à série (tanto a primeira quanto a segunda temporada, que foi lançada em 2019).


Considerações finais


"Pequenas grandes mentiras" é um livro que nos faz refletir (depois que nos recuperamos do choque) sobre nossos comportamentos, sobre a criação que damos aos nossos filhos e sobre o exemplo que queremos transmitir a eles: é muito comum você ficar se perguntando coisas como “é isso mesmo que eu quero que ele veja?” ou “é esse mundo que eu quero deixar de herança?” até muito tempo depois de ter terminado a leitura.


Nota 09/10

Posts recentes

Ver tudo

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione

Obrigada!

bottom of page