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  • Foto do escritorKatherine Carvalho

Uma análise da música "Abraham's daughter" de Arcade Fire

Primeiramente, você deve saber que este texto é particularmente especial pra mim porque essa música também é particularmente especial pra mim. E ela só é particularmente especial pra mim porque faz parte da trilha sonora de um dos meus filmes favoritos. Eu ainda não vou revelar qual filme é (e não vale pesquisar antes de terminar a leitura, ok?) pra não influenciar o seu raciocínio durante a análise, mas espero, do fundo do meu coração, que você concorde comigo, porque eu realmente acredito que faz sentido.


Então lá vai: hoje a análise vai ser da música “Abraham’s Daughter”, de Arcade Fire. Em português, a tradução fica “filha de Abraão” (aquele da Bíblia). Grave bem essa parte, é importante. Boa leitura e aproveite:


Abraham took Isaac's hand

And led him to the lonesome hill

While his daughter hid and watched

She dared not breathe, she was so still


Abraão pegou a mão de Isaque

E o guiou ao morro solitário

Enquanto sua filha se escondia e assistia

Ela não ousou respirar, ela estava tão quieta


A música começa já com Abraão na famosíssima cena bíblica em que conduz seu filho Isaac para o sacrifício. Na história original, Deus exige que Abraão sacrifique seu filho para provar sua fé ao Senhor, mas na história da música do Arcade Fire, aparece um terceiro personagem que na verdade não existe na Bíblia: uma filha. Uma coisa é certa: na tradição católica, Abraão nunca teve filha mulher, mas se você, como eu, gosta de questionar tudo e todos, talvez goste dessa análise, porque se tem uma coisa que eu faço aqui, é questionar tudo e todos. Mas prosseguindo: na primeira estrofe, Abraão conduz Isaac a um morro solitário, como obviamente sabemos, para realizar o sacrifício. Só que alguém está assistindo à cena escondida: sua filha, e a frase “ela não ousou respirar, estava tão quieta” nos dá a entender que ela sabe perfeitamente que algo grave está prestes a acontecer.


Veja em Gênesis 22:1-2

E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.


Just as an angel cried for the slaughter

Abraham's daughter raised her voice


Assim que um anjo clamou pelo abate

A filha de Abraão levantou sua voz


Sabemos que na cena do sacrifício também está presente um anjo. Embora na Bíblia o Anjo do Senhor só apareça para impedir o sacrifício, na música é o próprio anjo que clama pelo abate. No entanto, ao contrário do que acontece na tradição católica, quem impede o sacrifício é a garota que até então se mantivera escondida, observando a cena: a filha de Abraão.


Veja em Gênesis 22:9-10

E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;


Then the angel asked her what her name was

She said, "I have none"

Then he asked, "How can this be?"

"My father never gave me one"


Então, o anjo perguntou à ela qual era seu nome

Ela disse, "Eu não tenho nenhum"

Então ele perguntou, "Como é possível?"

"Meu pai nunca me deu um"


Na terceira estrofe, percebemos que todos os personagens ficam um tanto chocados com a ousadia da menina (como assim ela se atreveu a interromper um anjo?), mas sabemos também que a filha de Abraão não está nem aí. É muito interessante quando o anjo pergunta a ela qual seu nome, e a filha de Abraão diz que não tem, pois o pai nunca lhe deu um. Essa parte me faz pensar que talvez Abraão não desse tanto valor à filha quanto dava a Isaac (talvez por ser mulher, é claro). Se bem que Abraão dava tanto valor a Isaac que quase o sacrificou né, mas ok. Voltando: Abraão não se deu ao trabalho nem de nomear a filha, no entanto a menina aparentemente está preocupada com coisas mais importantes: salvar o irmão.


Veja em Gênesis 22:11-13

Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.


And with his sword up, raised for the slaughter

Abraham's daughter raised her bow

"How darest you, child, defy your father?"

"You better let young Isaac go”


E com a espada dele ao alto, levantada para o abate

A filha de Abraão levantou seu arco

"Como ousas, criança, desafiar seu pai?"

"É melhor você libertar o jovem Isaque"


Na verdade, no fim, nem o anjo nem Abraão dão muita bola à menina. Aqui nessa estrofe vê-se claramente que eles vão prosseguir com o sacrifício, não fosse a filha de Abraão erguer um arco e flecha num sinal ao mesmo tempo de ataque e alerta. Novamente uma ousadia de uma menina que nem sequer aparece na Bíblia, desculpa, leitor, mas eu nem conheço ela e já considero horrores. Abraão fica chocado e pergunta a ela “como ousas?”, ao que a menina nem se dá ao trabalho de responder, apenas diz para o pai soltar Isaac, dando a entender que caso ele não o faça, a filha de Abraão estará pronta para soltar a corda do arco.


A música termina abruptamente bem aí. Ainda tem um tempo de música instrumental em que você espera uma continuação da história, talvez uma conclusão ou no mínimo uma explicação do que aconteceu com Isaac depois. Mas não tem mais nada. A música acaba e é aí que entra minha verdadeira análise.


Essa música faz parte da trilha sonora de Jogos Vorazes (o meu filme favorito do qual falei). Antes de continuar, você deve entender o conceito do filme: num futuro distópico, pós-apocalíptico, onde antes se localizava os Estados Unidos, há uma nação, chamada Panem, dividida em 12 distritos, controlados com mão de ferro pela Capital. Anualmente, a Capital organiza um evento chamado de Jogos Vorazes, onde um garoto e uma garota de cada distrito, com idades entre 12 e 18 anos (chamados de tributos) são colhidos e treinados para depois serem jogados numa arena, onde deverão lutar até a morte até que reste somente um sobrevivente (o vencedor). A coisa mais bizarra no filme não é nem isso: é o fato de que, na Capital, os Jogos Vorazes são tratados como uma festividade, um entretenimento, uma atração, uma oportunidade de se divertir diante da televisão, já que absolutamente tudo é televisionado em tempo real para toda Panem.


Se você nunca assistiu ao filme, eu faço um resumo pra você: é nesse contexto que existe a protagonista Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos que mora na zona mais pobre do Distrito 12, e que tenta com afinco manter a família viva comendo apenas o pão que o diabo amassou. O filme inicia logo na manhã da colheita do 74º Jogos Vorazes — a primeira edição em que a irmãzinha de Katniss, Prim, vai participar do sorteio. Obviamente, Prim está assustadíssima com a possibilidade de ser sorteada, mas Katniss a acalma e diz que ela pode ficar tranquila pois serão milhares de papeizinhos, ela tem boas chances de escapar, calma.


Ok, partimos para a cena da colheita, onde existem de fato milhares de papeizinhos, mas Katniss é tão azarada que o papel sorteado é justo o que ela rezava para não ser: o da irmã. Quando Prim é selecionada para os Jogos Vorazes, Katniss entra em desespero, já que a irmã é a pessoa que ela mais ama na vida, e nunca a deixaria ir ao encontro da morte certa. Então, Katniss se voluntaria para ir no lugar de Prim, e só então começa a verdadeira história do filme. O resto, acredito eu, você já deve saber: Katniss sai vitoriosa, e depois tem uma revolução no país inteiro. É basicamente isso, mas o mais importante aqui é a relação que a música “Abraham’s Daughter” tem com o filme.


Na música, Abraão está levando Isaac até um morro onde fará o sacrifício do próprio filho. Na relação que eu estabeleci entre música e filme, a Capital é Abraão, levando Prim (que na música é representada por Isaac) para a arena (o morro indicado por Deus), a fim de filmá-la lutando até a morte com outras 23 crianças (o sacrifício). Então surge um anjo que clama pelo abate, representado no filme pelo povo da Capital sedento de sangue, que trata os Jogos Vorazes como uma atração e anseia por ver cada morte na televisão. A filha de Abraão seria, então, a própria Katniss, que se revolta contra o pai e contra o anjo, e arrisca a própria segurança para salvar Isaac, ou no caso, Prim. Na música, a filha de Abraão ergue um arco, e não coincidentemente, acredito eu, no filme Katniss também usa um arco e flecha.


Na humilde opinião de quem assistiu ao filme mais de 100 vezes (sem brincadeira), a forma abrupta com que a música termina também não é por acaso. Se você assistir a Jogos Vorazes com atenção, verá que “Abraham’s Daughter” começa a tocar na cena final, justamente quando o Presidente Snow (o principal responsável pelo funcionamento dos Jogos Vorazes e inimigo da protagonista) percebe que Katniss vai lhe dar muita dor de cabeça, e se vira lentamente para sair do campo de visão da câmera enquanto a tela se apaga. A sensação de que a música pode ter uma continuação não é totalmente infundada: ela realmente vai ter uma continuação. Só que só no próximo filme.

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Por Katherine Carvalho

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